terça-feira, setembro 8

ASTROLOGIA

Ciclos e Eclipses
Geralmente consideramos os diversos ciclos da natureza como entidades individuais. No entanto, eles não são isolados e sim interdependentes. Tudo no universo afeta tudo mais. Por exemplo, os ciclos da Lua, que afetam as marés, que são causadas em grande parte pela atração gravitacional da Lua e do Sol; o crescimento das plantas...
A Lua não tem luz própria, apenas reflete a luz do Sol. E passa por ciclos definidos durante aproximadamente 29,5 dias, começando pela Lua nova até a cheia e depois parecendo diminuir até se tornar invisível (lua nova).
Os eclipses do Sol ocorrem na Lua nova. Em julho deste ano (dias 21/22), tivemos um grande eclipse total do Sol, com uma duração de 6min39seg. Outro com a mesma duração somente daqui a 115 anos.
Nos tempos antigos, um grande temor tomava conta dos povos afetados pelo eclipse. Eram prognosticados grandes malefícios, desde a perda de colheitas até a morte do dirigente local. Nos dias atuais, os astrônomos explicam cientificamente o fenômeno e podemos acompanhá-lo em tempo real, mesmo quando ocorre no lado oposto do globo terrestre. E, mesmo assim, um medo atávico costuma acontecer. Porque ainda temos o medo ancestral da noite e da escuridão, onde se escondem todos os males.
“Eu não creio em bruxas, porém que elas existem, existem.” Pergunto: será que os antigos estavam tão errados e nada acontece por ocasião de um eclipse? Sabendo das correntes eletromagnéticas dos corpos celestes, gravitação, etc., será que um alinhamento do Sol, Lua e Terra não teriam nenhuma conseqüência?
Rejane Woltz Barbisan
Astróloga

Nenhum comentário: