quarta-feira, julho 22

METAFÍSICA


O que é Metafísica?

Se batermos em um prego numa madeira com um martelo, o efeito é o prego perfurar a madeira. Em virtude de nossas observações, sabemos que o prego vai entrar na madeira e não sair dela.
Porém, se assistirmos um filme, rodado ao contrário, mostrando o prego saindo da madeira e isto fosse algo absolutamente desconhecido para nós, chegaríamos a uma conclusão: bater num prego sobre uma madeira extrai o prego da mesma.
Causa e efeito: se conhecemos a causa e sua relação com o efeito, podemos predizer o efeito. Conhecendo o efeito e sua relação com a causa, podemos predizer a causa. A causa e o efeito são ciência física. Na relação entre elas se aplica a ciência não física.
A metafísica é rejeitada porque as relações entre causa e efeito não se ajustam na compreensão atual e não porque os eventos não ocorram.
A base de todas as teorias da lei física está no prognóstico e experimentação com o fim de confirmar ou não o prognóstico. O seu significado é relativo à coerência da causa e efeito descritos numa teoria. Novas teorias não devem contradizer resultados demonstrados, mas podem revelar novos fenômenos.
Resultados chamados metafísicos: telecinésia, clarividência, precognição e outros. Porém, como falta o relacionamento funcional entre causa e efeito, tal como definido pela ciência, o mundo científico rejeita estes eventos dizendo ser imaginação, fraude ou coincidências.
Certos efeitos são reais, como uma bola de aço e uma pena caírem na mesma velocidade no vácuo, o que se dizia ser impossível até que uma lógica nova substituiu a antiga.
Em metafísica, causa e efeito são explicados em termos de uma realidade que independe do homem e seu mundo físico. Nossa consciência nos diz que os efeitos são causados por “algo” porque vimos resultados semelhantes no passado. Causa e efeito fazem sentido, mas onde está o relacionamento entre ambos? A metafísica se dirige para uma visão de nós mesmos como parte do todo. Podemos saber o que são um prego e um martelo, mas como usá-los requer conhecimento prático.
Ainda hoje temos apenas uma compreensão mínima da metafísica. É uma grande fronteira a ser explorada e para formalizar as relações de causa e efeito metafísicos com efeitos predizíveis. Então, as ocorrências metafísicas se tornarão uma realidade mais próxima para toda a humanidade e compreenderemos melhor nosso papel nesta criação magnífica que é o Universo.
E como ela pode ajudar de maneira prática? Por exemplo, na cura de doenças. Compreendendo a causa psíquica da desarmonia, existem métodos e tratamentos de auto-ajuda, à distância e por contato.
O sistema metafísico de tratamento reconhece que a cura, como dizia Paracelso, é realizada pela Natureza e o operador do tratamento um simples instrumento no processo.

(Pesquisa realizada nas publicações da Universidade Rose-Croix, San Jose, Califórnia, U.S.A.)

Rejane Woltz Barbisan
Astróloga

Nenhum comentário: