terça-feira, julho 7

Metafísica


O uso do incenso
Vários são os efeitos do incenso quando usado para desenvolvimento místico, na meditação e harmonização:
1) efeito psicológico -vem do efeito do simbolismo do uso do incenso, ou melhor, a fumaça desvanecendo-se no ar. O simbolismo provém da interação, por analogia, entre o fato físico da fumaça a se elevar, desaparecer no ar, o ideal e desejo da pessoa de elevação de sua consciência e harmonização; o efeito é o despertar desse ideal na mente, propiciando o seu desenvolvimento. O fato de que isto seja feito habitualmente, sob forma de ritual, poderá proporcionar esse despertar;
2) efeito sensorial - é o mais evidente e consiste na sensação de consciência agradável provocada pela fragrância do incenso. Trata-se de um recurso dirigido ao sentido do olfato;
3) efeito psíquico - a vibração do incenso pode estimular as funções de centros psíquicos ou glândulas que regem o fluxo de energias cósmicas no sistema nervoso humano.
O resultado é a ativação desses centros psíquicos, o que estimula o despertar do místico. Além disso, podemos considerar o efeito psicológico do simbolismo do fogo, representado pela brasa do incenso. O fogo representa e sugere luz e transmutação. E há o efeito do incenso no ambiente, modificando seu estado vibratório e tornando-o mais apropriado.
O incenso não é usado por motivos de natureza supersticiosa por aqueles que realmente sabem de sua ajuda durante a fase inicial de aprendizagem de harmonização interior. Com o passar do tempo, podemos dispensar este recurso e entrar em estado de meditação e harmonização em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nenhum comentário: