quarta-feira, julho 9

Saúde e Metafísica


O que é Metafísica?
Platão foi o responsável pela formulação de uma nova maneira de pensar e perceber o mundo. Este ponto fundamental consiste na descoberta de uma realidade causal supra-sensível, não material. Até antes de Sócrates, costumava-se tentar explicar os fenômenos naturais a partir de causas físicas e mecânicas. Ele se perguntava se as causas de caráter físico e mecânico representavam a “verdadeira causa” ou, ao contrário, representavam simples conseqüências da causa principal, ou seja, causas a serviço de outras mais elevadas. Portanto, seria válido afirmar que o fruto do pensamento metafísico não é o conhecimento, mas o entendimento.
É indispensável para um problema metafísico os seus dados, pois são estes que, em primeiro lugar, dão origem ao problema. Exemplos de dados metafísicos são as crenças que todos os homens possuem, independentemente da Filosofia, de que existem, de que tem um corpo, de que lhes cabe algumas vezes uma opção entre cursos alternativos de ação, de que por vezes deliberam sobre tais cursos, de que envelhecem e morrerão algum dia, etc. Os homens geralmente acreditam no que querem acreditar, particularmente quando essas crenças refletem o mérito próprio. A sabedoria não é, pois, o que os homens buscam em primeiro lugar. Procuram uma justificação para aquilo que crêem, seja o que for.

E a doença?
Se você apresenta algum problema físico, é importante perceber qual aspecto da vida está deixando de fluir. A doença é a manifestação dos conflitos interiores. O pensamento dá uma ordem e o subconsciente cumpre. Você é o resultado de seus pensamentos. A pessoa apresenta problemas de ordem emocional como angústia, depressão, medo, etc. Essa condição interna é um aviso de que sua atuação na vida é inadequada ao seu temperamento. É um mecanismo de alerta e você poderá perceber o mal que está causando a si mesmo. Se você cria a doença, também tem a capacidade de destruí-la e sarar, a partir do momento de uma nova postura interior.

Como a Metafísica pode ajudar para a pessoa ter saúde?
São comuns, nas situações dolorosas, as pessoas se acovardarem, em vez de resistirem com coragem. Quando não compreendem a causa de certos acontecimentos, culpam o destino ou as estrelas, se revoltam ou tomam uma atitude de vítima.
Se você acredita que sorte, azar, acidentes, catástrofes, dramas, alegrias, enfim, as coisas que acontecem em sua vida são independentes e provocadas pelo acaso, que seus problemas são conseqüências de inveja, você está nas teias do “coitado” que está no mundo para sofrer.
A idéia de sermos vítimas das fatalidades não é melhor opção de vida. Não creio que um ser superior governe tudo como um déspota ou mesmo que o acaso provoque todos os contratempos. Então qual a explicação plausível para o que nos acontece de bom ou prejudicial? E a resposta é: Você é a causa de tudo. Você é o resultado daquilo que pensa que é. A mente gera em si mesma um estado de paz ou agitação, de alegria ou tristeza, de amor ou de ódio, de riqueza ou de pobreza, de sucesso ou fracasso, e o corpo reage gerando bem-estar ou doenças, de acordo com o conteúdo que a mente lhe envia. O corpo (e as doenças) é a manifestação da mente, pois é ele o agente de todos os estados intelectuais, emocionais, sensoriais, extra-sensoriais e espirituais. Como a mente é controlável, a saúde e a doença podem ser controláveis. A mente em perfeita ordem e harmonia geram um corpo em estado de saúde.
O objetivo da Metafísica é conscientizar a pessoa de que sua condição interna é um fator predominante para manter a saúde física e melhorar a qualidade de vida. O corpo acusa o modo como estamos lidando com os acontecimentos. As alterações metabólicas têm sua origem nas atividades mentais. Saúde existe quando pensamos e agimos em concordância com nossa natureza individual.
A consciência Metafísica acelera o processo de recuperação, por indicar em você aquilo que está mal resolvido. Partindo daí, é só abandonar a vaidade, ter boa vontade, não ser resistente, que o terapeuta poderá ajudá-lo para que a reformulação aconteça com naturalidade.

Rejane Woltz Barbisan

Terapeuta

Nenhum comentário: