sexta-feira, outubro 31

Quais os benefícios da meditação?


A prática regular da meditação proporciona inúmeros efeitos positivos, tanto no nível físico como psíquico ou espiritual. Por isto, aprender a meditar é um dos maiores bens que podemos adquirir. Nada substitui a paciência e a perseverança nesta área. De fato, os estados de consciência atingidos durante a meditação só podem ser apreciados na prática.
No plano físico, a meditação acalma o sistema nervoso e regenera o corpo. A renovação e acumulação de energia interna proporcionam ou mantêm o estado de saúde satisfatório. Se nos esquecemos dos pensamentos negativos e os substituímos por pensamentos elevados, restabelecemos contato com a Fonte Universal gerando harmonia, sendo a meditação uma chave da boa saúde.
Sendo uma técnica ligada à introspecção, a meditação permite compreender a origem, a natureza, o papel e o valor do pensamento. Com a paz e purificação resultante, a meditação favorece a emergência e o desenvolvimento das mais altas faculdades da consciência. O resultado é maior criatividade e habilidade para enfrentar as dificuldades cotidianas.
Meditar é romper com as estruturas habituais de pensamento, é um estado livre de tudo, de todas as preocupações, é acesso à simplicidade original. Porém, o ato de meditar não pode se constituir numa fuga, uma recusa do mundo material. Para ser eficaz, a meditação exige que estejamos integrados à existência e que nos realizemos no serviço altruísta e desinteressado.

Rejane Woltz Barbisan

Terapeuta

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou a entrar numa fase em que acho a meditaçâo muito percisa, mas eu própria não fico muito contente por não ver muitas pessoas da minha idade que se entressem muito no assunto, a minha mãe diz que a meditação é o caminho para uma vida melhor e eu não sou como aquelas pessoas que não querem saber, eu acredito nela eu tenho 12 anos.

Anônimo disse...

gostaria de meditar mais onde eu moro tem muito barulho