quarta-feira, fevereiro 25

ASTROLOGIA


Um dos principais conteúdos da astrologia poderia ser seu aspecto simbólico, já que considera que os planetas e os signos são símbolos de processos cósmicos e de princípios universais, o que Jung chamava arquétipos. Podemos utilizar esta linguagem simbólica se considerarmos que serve para representar modelos e forças universais. O conteúdo simbólico da astrologia não é completo nem utilizável a menos que seja usado em relação a um quadro global da vida, isto é, holístico.
Poderíamos considerar como fenômeno holístico a antiga lei das correspondências ou das analogias entre as partes e o todo. Jung chama a esta lei das correspondências de “sincronismo”. Quanto à astrologia, determina que tudo o que nasce ou se realiza em um momento determinado, preservará inevitavelmente as qualidades desse momento.
Esta lei da sincronicidade explica porque o horóscopo ou carta natal é determinado com base na hora em que o recém-nascido realiza sua primeira inspiração. É precisamente neste instante que o bebê ajusta seu ritmo individual ao do grande Todo, ao do Universo. Tudo ocorre como se o sistema nervoso do recém-nascido fixasse os ritmos de seu entorno solar no momento preciso em que seu nascimento o expõe a este pela primeira vez. Recuperando a visão dos grande astrônomos/astrólogos do passado, a astrologia considera que se trata de um traçado prévio de tudo o que imprime no bebê a natureza terrestre: genético, afetivo, educativo, sociocultual, geográfico, etc.
Dentro ainda do holismo da astrologia, os números (matemática elementar) é de grande importância, visto que tudo são ciclos e estes são previsíveis, como por exemplo, os eclipses, o tempo de duração das precessões, os equinócios, e todos os outros fenômenos materiais do cosmos.

Nenhum comentário: