terça-feira, fevereiro 24

Juventude eterna

É certo que com o envelhecimento há perda de algumas condições físicas, mas isto não significa perder o entusiasmo. Esta palavra é derivada do grego e significa "estado do homem inspirado por Deus", sendo um modo eficaz de harmonização interior. Na verdade, é aí que reside a chave da fonte da juventude.
Em qualquer idade, é possível experimentar a alegria e a harmonia. Para isto, é preciso encontrar nosso Eu interior que se encontra escondido ou esquecido dentro de nós, redescobrindo e praticando as virtudes universais, porque elas são a alquimia que pode nos regenerar.
A preocupação com o futuro é que nos leva à obsessão para fugir do tempo. Porém, é possível manter a juventude do espírito e, junto, preservar o melhor possível o corpo físico da degeneração provocada pelo tempo.
E, como disse o general MacArthur: ”
A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensa emoção, uma vitória sobre a timidez, do gosto pela aventura frente ao amor pela comodidade.
Não somos velhos por haver vivido certo número de anos: nos fazemos velhos porque desistimos dos nossos ideais. Os anos enrugam a pele; renunciar aos ideais enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os medos e a desesperança são inimigos que, lentamente, nos vergam em direção à terra e nos convertem em pó antes da morte.
É jovem quem se assombra e se maravilha. Quem pergunta como um menino insaciável: e depois? Quem desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
Serás jovem enquanto permaneceres receptivo. Receptivo ao que é belo, bom e grande. Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito. Se alguma vez o pessimismo invadir teu coração e te inclinares para o cinismo, que Deus tenha piedade de tua alma de velho”.
Rejane Barbisan







Nenhum comentário: