quarta-feira, novembro 5

Lei do Carma & Lívre-arbítrio


Devemos compreender que a Lei do Carma é uma lei de causa e efeito, ou seja, tudo o que fazemos gera uma conseqüência. Este conceito mostra que estamos aprendendo a pensar, a atuar, a agir; acertamos e erramos nas nossas decisões sempre, ao que damos o nome de experiência. Através dela evoluímos no sentido da compreensão do mundo.

Quando consideramos o livre-arbítrio falamos da nossa opção em escolher uma solução racional, uma solução intuitiva, uma solução sugestiva ou auto-sugestiva. Na verdade, ao enfrentarmos um problema ou dificuldade sempre escolhemos a solução que nos parece melhor naquele momento. No entanto, nossa compreensão das coisas muda constantemente e passado algum tempo, poderemos concluir que a decisão escolhida com toda a qualidade é tão horrível que nos "exigirá compensar" com mais esforço e trabalho por situações criadas por nós mesmos. Assim é a Lei do Carma, conseqüência direta de nosso livre-arbítrio de decidir, de optar e de buscar o melhor caminho dentro do nosso nível de compreensão naquele momento.

Se acertarmos ou errarmos, a Lei do Carma nos dirá futuramente se o livre-arbítrio utilizado gerou uma condição cármica positiva ou negativa.

Nenhum comentário: