sábado, agosto 18

Os Elementos, a Astrologia e o Som


O ELEMENTO TERRA



Os signos de terra tendem a confiar mais nos seus sentidos e no raciocínio prático do que nas inspirações, nas considerações teóricas ou nas intuições. A compreensão de como o mundo material funciona, dá a estes signos mais paciência e autodisciplina do que aos outros; mais cautela, premeditação e fidedignidade. Geralmente suspeitam das pessoas de mente ágil ou mais espertas e também acham que o fogo queimará a terra com seu ímpeto e demasiada pressa.



Atributo básico do Som - DURAÇÃO - é o tempo que a nota permanece vibrando. A duração é a essência do ritmo, que é o aspecto musical mais primitivo. Relaciona-se com o elemento Terra e a parte corporal dos seres. É a combinação entre ordem e movimento. Indica também a velocidade do som/peça musical. A música "nova era" explora os ritmos de pulsação estática para aquietar a parte física do ouvinte.




O ELEMENTO ÁGUA



Os signos de água têm percepção do poder da mente inconsciente mas não tem consciência, ele próprios, do muito daquilo que os motiva realmente. Quando estão sin tonizados, são os signos mais intuitivos e psiquicamente sensíveis. Geralmente sentem aversão por aqueles que são turbulentos ou têm personalidades fortes, tais como as pessoas dos signos de ar e fogo. Sabem que devem se proteger das influências exteriores a fim de garantir, para si mesmos, a paz interior necessária à reflexão profunda e à percepção.



Atributo básico do Som - ALTURA do som - é determinada pela freqüência: uma freqüência alta produz um som agudo, enquanto que o som grave está numa baixa freqüência. É a melodia do som e está relacioado com a parte emocional do homem. É formada por intervalos ou distâncias existentes entre um som e outro. É o espaço em música. Há um importante aspecto psicológico relativo aos intervalos - quanto maior o intervalo, mais forte é a tensão provocada. O uníssono é, portanto, o intervalo de menor tensão, induzindo à quietude e ao sono. Simboliza também a solidão.



O ELEMENTO FOGO



Os signos de fogo exemplificam a decisão, a grande fé em si mesmos, o entusiasmo, uma força sem fim e uma honestidade direta. Precisam de grande liberdade para podem se expressar de forma natural, e normalmente garantem esse espaço para si mesmos por meio de incansável insistência nos seus pontos de vista. Tendem a ser impacientes e sentem que a água os extinguirá e a terra os sufocará, mas são estimulados pelo ar.


Atributo básico do Som - HARMONIA - relaciona-se ao som pela intensidade; determina se um som é forte (mais audível) ou fraco (menos audível), independente da freqüência. Mais volume significa maior intensidade. A intensidade dos sons é medida em decibéis. A combinação dos sons entre si gera a harmonia, onde se estuda a combinação simultânea dos sons. É a relação entre as várias freqüências vibratórias. É a ciência dos acordes (superposição de vários sons ou intervalos). Está relacionada com a parte racional do homem e de nossa cultura, pois depende de regras, lógica e princípios matemáticos. A combinação não simultânea dos sons denomina-se contraponto.

O ELEMENTO AR


Os signos de ar são capazes de ter um ponto de vista imparcial a respeito da experiência imediata da vida cotidiana, o que lhes dá a possibilidade de ganhar objetividade, perspectiva e racionalidade. São os mais sociáveis de todos os signos, no sentido de que podem apreciar objetivamente os pensamentos das outras pessoas, mesmo que não concordem com elas. Podem carecer de emoções profundas e valorizar a competência intelectual mais provavelmente desvalorizadas pelos signos de terra e água, pela falta de utilidade prática e profundidade emocional.


Atributo básico do Som - TIMBRE - é a fisionomia do som. Uma mesma nota tocada por um violino ou um piano, tem "fisionomia", marca ou timbre que faz a diferença entre eles. Da mesma forma, o timbre da voz masculina é diferente de uma mulher, ou uma criança; o tenor tem um timbre diferente do contralto se ambos cantam a mesma nota. Relaciona-se com a intuição. A música explora uma grande variedade de timbres e além de usar os instrumentos tradicionais nas criações musicais, usa os timbres eletrônicos.


Rejane Woltz Barbisan
Astróloga

Nenhum comentário: